Se está a utilizar um smartphone recomendamos que o coloque na posição horizontal, para melhorar a leitura.
DESTAQUE
QUEM É QUEM NOS PAINÉIS DE SÃO VICENTE?
Os Painéis de São Vicente estão para o Museu de Arte Antiga como a Gioconda (ou Mona Lisa) está para o Museu do Louvre: são as obras mais conhecidas e visitadas de ambos os museus.
Os Painéis de São Vicente são da autoria do pintor português Nuno Gonçalves que os teria concluído em 1470. Alguns investigadores afirmam ter sido uma encomenda feita por D. Afonso V, outros apontam que a iniciativa partiu de D. Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha, que terá pagado, senão a totalidade da obra, pelo menos uma parte dela.
Os painéis estiveram longe da vista do público cerca de quatro séculos, tendo sido encontrados em 1883, numa recôndita sala do Paço Patriarcal de S. Vicente de Fora.
No início do século XX, os painéis começaram a ser restaurados, tendo essa tarefa sido concluída em 1910. Atualmente, voltam a sofrer uma nova recuperação com o intuito de devolver a esta obra de arte todo o esplendor de outrora possuía. Os atuais visitantes do Museu de Arte Antiga têm a possibilidade de observar esses trabalhos em direto, realizados por exímios artistas.
Desde que Joaquim de Vasconcelos escreveu no jornal O Comércio do Porto um artigo sobre estes painéis, a 27 e 28 de Julho de 1895, inúmeros investigadores tentam identificar as personalidades nele retratadas, apresentando um vasto leque de alternativas.
Na imagem a seguir publicada, apresentamos as principais identificações que têm sido feitas no Painel do Infante, o mais estudado dos seis painéis que constituem esta obra de Nuno Gonçalves.
Não vamos acrescentar mais hipóteses de identificação, uma vez que já foram escritas milhares de páginas sobre este assunto. Vamos apenas descrever, em meia dúzia de artigos, a importância histórica das diversas personagens que a maioria dos investigadores julga estarem retratadas no Painel do Infante.
Para acompanhar cada um dos artigos, utilizámos a imagem que mais frequentemente identifica cada uma dos personalidades históricas e sua ascendência, mesmo havendo dúvidas sobre a real veracidade de algumas.
DATAS COMEMORATIVAS 8 de março, Dia Internacional da Mulher
Se, nos nossos dias, perante a lei da maioria dos países, não existe qualquer diferença entre um homem e uma mulher, a prática demonstra que ainda persistem muitos preconceitos em relação ao papel desta na sociedade.
TEATRO Amélia Rey Colaço
A 2 de março de 1898, nasce, em Lisboa, a encenadora e atriz portuguesa Amélia Rey Colaço, considerada uma das maiores referências do teatro português