Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 30 de abril de 1949



Nascimento de António Guterres

A 30 de abril de 1949, nasce, em Santos-o-Velho, Lisboa, António Manuel de Oliveira Guterres, engenheiro, político e diplomata português.

Desde jovem, dedica-se afincadamente ao estudo, obtendo, em 1965, um prestigiado prémio apenas atribuído aos melhores alunos do ensino liceal.

Conclui o curso de engenharia eletrotécnica no Instituto Superior Técnico com a classificação de 19 valores, tendo sido convidado, de imediato, para lecionar, como professor assistente daquele Instituto, a disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais de Telecomunicações.

Permanece como professor universitário apenas um ano, tendo enveredado, de seguida, por uma carreira política, no exercício da qual, desempenha, entre outros cargos, o de Primeiro-ministro de Portugal nos XIII e XIV Governos Constitucionais, de 28 de outubro de 1995 a 6 de abril de 2002.

De 15 de junho de 2005 a 31 de dezembro de 2015 exerce o cargo de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, no exercício do qual demonstra ser possuidor de um perfil excecional para o desempenho daquelas funções, granjeando a estima e a consideração não apenas dos simples cidadãos por ele contatados durantes as inúmeras missões a que acorre como igualmente de uma parte significativa de decisores políticos a nível mundial.

Esta performance, aliada ao domínio que possui de variadas línguas, contribuiu para que fosse escolhido para Secretário-geral das Nações Unidas, cargo que exerce desde 1 de janeiro de 2017.

Leia também

BIOGRAFIAS

Estamos a reunir diariamente, num único local, as Biografias que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO