Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 19 de dezembro de 1912



Criação da Universidade Federal do Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), criada a 19 de dezembro de 1912, é a mais antiga universidade do Brasil.

Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação deste estabelecimento de ensino superior, correspondendo ao sonho antigo do político Rocha Pombo, que havia lançado, em 1892, na Praça Ouvidor, a pedra fundamental de uma futura universidade. Infelizmente, na altura, o projeto não foi avante, devido à instabilidade gerada pela Revolução Federalista.

Em 1912, ano da criação desta Universidade, a economia paranaense passava por uma época de progresso, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate.

Victor Ferreira do Amaral, no cargo de primeiro reitor deste estabelecimento de ensino, inicia, com empréstimos, a construção do prédio central, na Praça Santos Andrade, em terreno doado pela prefeitura.

Em 1913, a universidade começa a funcionar como instituição particular, com os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Obstetrícia.

A recessão económica originada pela Primeira Guerra Mundial (1914), leva ao fechamento das universidades particulares, numa tentativa do Governo Federal de centralizar o poder sob as instituições de ensino superior.

Os paranaenses criam uma alternativa para ultrapassar o fechamento desta universidade: desmembram a Instituição em faculdades autónomas, cada uma delas reconhecida individualmente pelo governo.

Na década de 40, com o apoio da imprensa e da comunidade paranaense, a universidade é restaurada: as faculdades pré-existentes são acrescidas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, passando a ser designada Universidade do Paraná, como instituição pública e gratuita.

Em 1946, a universidade, inicia uma batalha pela sua federalização, a qual é alcançada em 1950, sob os auspícios do então reitor Flávio Suplicy de Lacerda, passando a chamar-se Universidade Federal do Paraná.

Depois de federada, a instituição expande-se exponencialmente. É construído o Hospital de Clínicas (1953), o Complexo da Reitoria (1958) e o Centro Politécnico (1961).

Nos dias de hoje, a UFPR constitui um orgulho para todos paranaenses, apresentando-se como símbolo cultural de toda a região.




TOPO