Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 16 de setembro de 1769



D. José I de Portugal atribui a Sebastião José de Carvalho e Melo o título de Marquês de Pombal

Por Decreto do Rei D. José I de Portugal, de 16 de setembro de 1769, é atribuído, a Sebastião José de Carvalho e Melo, o título de Marquês de Pombal.

* * *

Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, nasceu a 13 de maio de 1699 em Lisboa e faleceu a 8 de maio de 1782 em Pombal.

Poderoso ministro do rei D. José I de Portugal, o seu nome fica para sempre ligado ao tenebroso processo dos Távoras, à reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755 e ao modelo de colonização da Amazónia.

O Processo dos Távoras e a reconstrução de Lisboa são por nós desenvolvidos em artigos à parte.

O seu modelo de colonização da Amazónia haveria de permitir que grande parte desta região pertença hoje ao Brasil, razão mais do que suficiente para que importantes artérias do país irmão ostentem o seu nome. Para além de ter redefinido a sua estrutura político-administrativa, pugnou pela liberdade e dignificação social dos Índios e procedeu ao repovoamento e defesa do que é hoje o mais extenso estado brasileiro.

Para um maior desenvolvimento sobre a ação do Marquês de Pombal na região da Amazónia, O Leme aconselha a leitura do documento a seguir inserido, escrito por José Manuel Azevedo e Silva, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Diretor do Instituto de História e Expansão Ultramarina da FLUC.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO