Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 16 de maio de 1948



Nascimento do cientista português Mariano Gago

A 16 de maio de 1948 nasce, em Lisboa, o futuro professor universitário, cientista e político português José Mariano Rebelo Pires Gago.

Foi, no XIII governo constitucional, o primeiro titular de um cargo ministerial vocacionado exclusivamente para a área da ciência e da tecnologia, cargo que ocuparia por mais três vezes, nos XIV, XVII e XVIII governos constitucionais, acrescido, nestes dois últimos, da pasta do Ensino Superior.

Dinamizou a transformação de Portugal numa Sociedade da Informação, tomando iniciativas como a da ligação de todas as escolas à Internet, a criação de Espaços Internet, o Programa Cidades e Regiões Digitais e a RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Foi, ainda, o criador da Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que procura aproximar a sociedade portuguesa da Ciência e dos cientistas, uma considerável mais-valia para o país o que, conjugado com a toda a sua carreira em prol da ciência, esteve na base de utilização da data do seu nascimento para comemorar anualmente, desde 2017, o DIA NACIONAL DOS CIENTISTAS.

Faleceu, em Lisboa, a 17 de abril de 2015.

Leia também

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Ciência e Tecnologia que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS

Estamos a reunir diariamente, num único local, as Datas Comemorativas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Fontes documentais




TOPO