Início Contos

LITERATURA
contos



A PEDINTE

Uma história passada em Portugal


Autor
JORGE FRANCISCO MARTINS DE FREITAS

Excerto

Situada no sopé da mais alta montanha da região, a velha urbe retoma, na primavera, a alva cor dos rigorosos invernos ao ser coberta por um vasto campo de amendoeiras em flor.

Uma casa em pedra, embora um pouco danificada, resiste, ainda hoje, à voragem do tempo.

Nos finais do século XIX, as paredes interiores daquele edifício, então situado nos arredores da vila, presenciaram o nascimento de Rita, única filha de Maria de Jesus, uma mulher ainda jovem que ali residia sozinha desde que os pais tinham falecido.

Quando apareceu grávida, começaram a apontar diversos homens da zona como eventuais pais da criança, não escapando às más-línguas o próprio padre. Maria de Jesus nunca se pronunciou sobre a identidade do progenitor da filha e, enquanto foi viva, sempre se afastou das investidas amorosas a que era, com frequência, sujeita.

A muito custo, cria a menina até esta atingir 6 anos de idade, altura em que decide deixá-la na casa rural de D. Beatriz, uma fidalga da região que procurava uma criadita. Gostaria de ter continuado a cuidar dela, mas uma grave doença que havia vários meses a atormentava, dificultava muito essa tarefa.

Este excerto faz parte do livro de contos ENTRE PARAGENS, já disponível em livrarias de Portugal e do Brasil.

Para adquirir esta obra em PORTUGAL clique AQUI.
Para adquirir esta obra no BRASIL clique AQUI

Clique AQUI para ler excertos de outros contos deste livro

Se já leu este conto do livro ENTRE PARAGENS, deixe aqui a sua opinião:




TOPO